Taxas e Tributos Alfandegários

No Japão, não existe “nota fiscal” como no Brasil. O documento emitido é chamado de Invoice, que serve apenas para descrever o produto e seu valor , e é esse documento que a Receita Federal utiliza para fiscalização.

As taxas e tributos alfandegários são impostos cobrados sobre mercadorias importadas, como o Imposto de Importação (II), que pode chegar a 60% do valor da mercadoria + frete + seguro; o ICMS, que varia de acordo com o estado de destino; e outras contribuições como PIS e COFINS Importação.

Responsabilidade: VOCÊ, como importador, é o responsável legal pelos devidos encargos aduaneiros e fiscais, bem como outros pagamentos e taxas relacionados aos serviços postais e ao transporte de bens entre fronteiras internacionais.

Saiba mais sobre tributação no Brasil aqui


Principais taxas e tributos

Imposto de Importação (II): Varia de 0% a 60%, dependendo do produto e do regime de tributação. Para compras abaixo de US$ 50, a alíquota é de 20%.

ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços): É um imposto estadual que varia entre 17% e 25%, dependendo do estado de destino da mercadoria.

PIS e COFINS Importação: São contribuições federais sobre o valor do produto.

Como funciona

As taxas alfandegárias são calculadas sobre o valor aduaneiro da mercadoria, que inclui o preço do produto, o frete e o seguro.

As regras e os valores dos tributos variam de acordo com o tipo de produto e o estado de destino no Brasil.

A fiscalização é aleatória, mas itens mais visados incluem eletrônicos, perfumes e roupas de marca. Descrever de forma genérica a encomenda pode atrair atenção dos fiscais. 

Como saber se foi taxado

Acompanhe o todo o processo através do site dos Correios ou por aplicativos de rastreamento com seu código de rastreio que você recebe em seu e-mail.

A notificação de tributação geralmente é enviada por e-mail ou SMS e ficará disponível no sistema da Receita Federal.

O prazo para pagamento é de até 20 dias corridos após a notificação. Pagar antes agiliza a liberação da mercadoria. 

A responsabilidade pelo pagamento dessas taxas, bem como pelo acompanhamento, rastreamento e prazos da remessa (30 dias dentro do site dos correios do Brasil), é totalmente do cliente.

A Caixa do Japão não se responsabiliza por decisões da Receita Federal, retenções, tributação ou devolução de encomendas. Reclamações devem ser feitas diretamente aos órgãos competentes (ex: Portal ID Correios).

 

Nosso horário de funcionamento

Segunda a sexta: 09:00 às 22:00, Japão (GMT+9)
Loja aberta 365 dias por ano
contato@caixadojapao.com

Nossos Serviços
Serviços e Preços
Fretes e Prazos
Formas de Pagamento
Taxas e Tributos Alfandegários
Devoluções e Reembolsos
Termos de Responsabilidades 
Itens Proibidos

 

 

© 2025 Caixa do Japão. Todos os direitos reservados.
Ao utilizar nosso site, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Serviço de redirecionamento do Japão para o Brasil com taxa fixa de R$60,00.